Altamente explicativo

Oi gente!

Depois de algumas reflexões pessoais e ver algumas discussões no grupo da comunidade de brasileiros… eu preciso falar sobre…

Bem, criticar o país que se está não quer dizer que você não goste de viver aí, ou que você precisa voltar para o país de origem, no caso aqui, o Brasil.

Existem fases de adaptação quando se vem morar em outro país. Primeiro é como fazer turismo, tudo é bacana, novo e tem muitas descobertas a se fazer. Um novo idioma a ser descoberto, muitas gírias locais, lugares que todo o local quer te levar porque vale a pena. A vida, mesmo que com o trabalho, torna-se, diariamente, passível de descobertas, seja na ida para o trabalho, seja na relação nova que se estabelece com as pessoas. Praticamente tudo é novidade.

Obviamente é bom conviver com novidades, descobertas sobre o lugar e principalmente sobre você mesmo. Estar num novo meio pode mudar muito nossa percepção sobre si mesmo, claro, se você se abrir a isso e não ficar agarrado (e fechado) na cultura do seu país de origem. Isso depende de você.

Depois dessa primeira fase de descobertas, com a adaptação mais acomodada, é mais possível encontrar elementos cotidianos que são menos bonitos que os elementos que um turista consegue ver em uma passagem rápida.

Por exemplo: você vai para o trabalho, o sistema de ônibus é ruim, você se atrasa um dia, se atrasa dois, precisa sair mais cedo, muito mais cedo de casa, dorme menos, isso faz você se lembrar que em São Paulo, Curitiba, etc, tinha um sistema de ônibus melhor. Mas, você pensa, quase que recorrentemente, por quê estou vivendo aqui? Cada um tem seus motivos. Cada um tem seus porquês. Cada um veio viver na Costa Rica por SEUS MOTIVOS PESSOAIS. E cada um continua aqui por SEUS MOTIVOS PESSOAIS.

Sentir falta de como sua vida era no Brasil, não faz sua vida aqui ser péssima. E isso vale para qualquer país. Existem coisas provenientes e características de cada país que pode nos deixar felizes ou nos deixar de saco cheio. Cada um terá sua paixão no país e seu ódio. Eu já disse no outro post, eu odeio esse trânsito da Região Metropolitana, mas eu vivo em Heredia, e aqui as presas são realmente piores que as presas em San José. Esse ano, irei viver em San José e depois eu conto se melhorou isso ou não. Vai da experiência de cada um. Alguns amam a filosofia Pura Vida, outros detestam. Eu amo e detesto, mas acho que mais amo. Avaliação que também pode mudar ao longo de meu tempo vivendo na Costa Rica. Estamos em constante mudança de percepção.

Como já escrevi, CADA UM TEM SEUS MOTIVOS. SUA VIDA. SUA EXPERIêNCIA. O tempo que cada um está no país também vai afetar sua visão sobre ele, já conheci pessoas que estão aqui o tempo que eu tenho de vida, essas pessoas com certeza conheceram uma Costa Rica diferente do que eu estou conhecendo. Ninguém terá a mesma e igual experiência que você, então, antes de julgar a opinião alheia, tente ser apenas outro brasileiro vivendo na Costa Rica, porque nisso, somos todos iguais. E é isso que nos une, seja por estarmos vivendo as belezas de um lindo país, seja por estarmos sempre presos nas presas.

Eu abri o Blog com o objetivo de trazer conteúdos em português sobre o país, para compartilhar minha experiência e partilhar sentimentos comuns com brasileiros que vivem por essas bandas. Estou cumprindo bem esse objetivo e aproximando também ticos que aprendem português ou querem. Fico extremamente grata por isso.

Agradeço sua visita aqui!

Bruna Costa

Sugestões de temas (me ajudem!) enviem para: vivercostarica@gmail.com

2 comentários Adicione o seu

  1. Sandra lima disse:

    Adorei é exatamente tudo isso que vc expoz bjs boa sorte a nós

    Curtir

  2. marciasn1961 disse:

    Yup! When I say that I’m always divided between my hometown in MN and RS, Brazil, people think I’m crazy. There is good and bad in all places and I happen to love it here, specially the people !!! ❤
    Miss you my dear friend!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s