Como a Costa Rica vê o Brasil?

Essa semana com certeza não é a semana mais feliz para o Brasil, mas mesmo assim, o brasileiro tem esse jeito de viver a vida que é baseada em aproveitar o momento, curtir, fazer piadas de quase tudo e celebrar os momentos felizes.

Sou brasileira e não posso negar essa maneira de levar a vida, a qual me atravessa diariamente. Mas e como é o Brasil visto de fora do Brasil, visto por estrangeiros? Muitos são os textos feitos sobre esse assunto, afinal, sempre queremos saber o que o outro pensa de nós. Mas, conversando com brasileiros que moram em outros países, percebi que a visão que os locais da Costa Rica variam muito de como os europeus vêem o Brasil. E será sobre isso o post de hoje.

Bem, estou há quase 9 meses na Costa Rica e já tive a oportunidade de conversar com muitos locais sobre o fato de eu ser brasileira (e não americana, como a maioria pensa ao me ver).

Algumas observações sempre presentes:

  • O Brasil é um país enorme! Muito grande!
  • Praias muito bonitas né?
  • E o futebol? Você gosta? Seu marido é jogador profissional?
  • Vocês gostam de muita festa né!
  • Como chama a bebida de vocês mesmo? Caipirinha! HMMMM BOM!
  • A situação política tá ruim para vocês né!
  • Eu fui no Mundial (Copa do Mundo)! Brasil deu sorte para Costa Rica! Nós torcemos pro Brasil!
  • Eu quero aprender falar português!
  • Quero conhecer o Brasil! São Paulo! Rio de Janeiro!
  • Você é de Porto Alegre? A Costa Rica jogou lá! Cidade muito bonita né?
  • Brasil muito diferente da Costa Rica né?
  • Me fala sobre… X Y ou Z… geralmente aspectos culturais!

Vejam vocês, muitos elogios e muita admiração pelo Brasil, por nossa cultura. Em diversos aspectos, o Brasil é sim muito mais desenvolvido do que a Costa Rica, afinal o processo de desenvolvimento da Costa Rica está ainda em construção. Há pouco tempo atrás, como 25 anos, por aqui tinha mais cafezais que qualquer outra coisa.

Por isso, mesmo que o país ofereça melhor qualidade de vida, segurança, melhores salários que o Brasil em várias áreas, ainda nosso Brasil está mais avançado em diversas questões, a principal delas acredito que seja mobilidade urbana, que por aqui deixa muito a desejar.

Por conta do Brasil ser muito maior em relação a Costa Rica, o país admira a grandeza e diversidade que temos em nossas terras tupiniquins. Como CR é extremamente futeboleira, admira muito jogadores brasileiros e com certeza muitos daqui sabem mais do que eu sobre a história do futebol brasileiro. Conheci muitas pessoas que estiveram no Brasil na Copa, indo em todas as cidades que a CR jogou, na qual o jogo de glória foi em Fortaleza, cidade lembrada por isso.

Se torna muito interessante ter esse contato com as pessoas daqui e perceber que o Brasil já ofereceu e tem tanto para oferecer para o mundo. Numa semana com tanto sofrimento e divisão política, merecemos uma massagem no ego, lembrando que quando o Brasil (os brasileiros!) querem algo, nós conseguimos.

Por mais que atualmente o meu querer significa não estar no Brasil….

Bruna Costa.

Me contate pelo e-mail – vivercostarica@gmail.com

Agradeço tua visita.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s