Comidas Típicas da Costa Rica – Almoço

Continuando nossa série de comidas típicas, agora sobre o almoço:

Casado

Jpeg
Casado do Restaurante Delícias del Maíz (restaurante que tem em vários lugares do país e serve comidas típicas)

O casado seria o nosso equivalente ao Prato feito, a la minuta, prato comercial. Só que um pouco diferente. O que é essencial em um casado: arroz, feijão, alguma carne, sempre há a opção de carne vermelha, frango, porco ou peixe; plátano frito e tortilla. Os acompanhamentos podem variar de acordo com o restaurante, assim como quais saladas acompanham.

Neste casado que comi no Delícias del Maíz vocês percebem que tem um potinho no canto inferior direito que tem o picadillo de arracache.

Arracache é um tubérculo que é muito parecido com nossa batata doce e os picadinhos também podem ser feitos de outros legumes, como abóbora, batata inglesa e até de plátano verde. Este acompanhamento é bem comum em vários lugares e vai bem até no café da manhã, com o Gallo Pinto, por supuesto.

13260239_10207130134275012_7005083107165746149_n
Arracache

Chifrijo

1402858_355092864636783_1220929045_o
Chifrijo do Restaurante Chago’s em San José de la Montaña em Barva, Heredia

Este prato muito tradicional da Costa Rica, você pode encontrar em quase qualquer lugar para experimentar. O nome é proveniente da junção das iniciais dos principais ingredientes que o compõem: chicharrones e frijoles. 

Chicharrones é carne de porco frita, além de pele de porco frita, é parecido com a nossa carne a pururuca e lembra um pouco o torresmo também.

O feijão no caso tem um caldo e é acompanhado do que chamam aqui de pico de gallo: tomate, pepino, alho, coentro, cebola picados e suco de limão. Pode acompanhar tortilla e abacate também.

Olla de carne

olla-de-carne-660x330
Sopa de carne

A olla de carne consiste em vários legumes com carne cozidos e com um caldo fino. Os legumes são geralmente colocados em pedaços grandes, assim como a carne, que também tem osso.

Ceviche

ceviche
Ceviche acompanhado de Patacones

Um prato típico do Peru que está nos gostos dos ticos e pode ser encontrado em muitos restaurantes, bares noturnos e sodas. Principalmente na região das praias, há bastante ceviches e na maioria, são acompanhados de Patacones que são plátano verde frito e amassado.

Patacones também podem ser servidos como uma boca, ou seja, como um petisco em um bar acompanhado de frijoles molidos e demais molhos.

Arroz con Pollo

arrozconpollo
Arroz con Pollo

Tradicional prato da Centro América, é também um prato muito encontrado na Costa Rica. Além do frango, leva ervilhas, pimentão vermelho e coentro.

Arroz aqui também pode ser apreciado com lulas, camarões e carne vermelha. O tempero característico fica por conta do coentro, presente em todas as combinações.

Rice and Beans

ricebeanspollo
Rice and Beans típico Caribe

Um prato típico da região do Caribe, que é um pouco diferente do Gallo Pinto do café da manhã. No arroz e feijão aqui vai leite de coco. Pode soar estranho, mas fica uma delícia e é acompanhado de patacones e alguma carne. A culinária do Caribe, se usa bastante leite de coco e não leva coentro. E sim outra erva que ainda não identifiquei.

Na região metropolitana, com sorte você encontra um rice and beans, mas recomendo que você coma o autêntico na região do Caribe.

Bebidas

Para beber, há sempre uma variedade grande de sucos naturais que podem ser associados com água ou leite, dependendo do gosto do cliente.

Há ainda vários petiscos típicos que darei foco em um próximo post.

Se você ainda não leu sobre as comidas típicas do café da manhã, acesse:  Café da manhã da Costa Rica

Agradeço tua visita aqui.

Bruna Costa.

3 comentários Adicione o seu

  1. Cesare disse:

    Bah, e vocês se acostumaram com o coentro? Aqui no Maranhão se usa em tudo! Na minha opinião tem gosto de Fede Fede, aquele inseto que quando tu esmaga sai um cheiro de coentro hehehe
    Tche, procurei receita de tortillas que nem as que tu postou no post do café da manhã, não encontrei nada nem parecido, tinha ao Inês da farinha de milho, com trigo. Tem alguma receita aí dos locais pra passar?

    Curtir

    1. Hehehehehe
      Bah, eu não sou fã do coentro também. Mas como comemos mais em casa, é mais tranquilo comer de vez em quando quando precisa. Sobre as tortillas, aqui só compramos prontas e tem muitas. Te aconselho a vir aqui e provar! Abraçao meu e do Sérgio.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s