Divisão de Províncias

Quando começamos a pesquisar sobre esse país pequeno e cheio de biodiversidade o que mais aparecia em nossas pesquisas era sobre as belezas naturais. Achei pouca coisa em português falando sobre como o país era para quem não estava somente em férias e gostaria de morar por aqui.

Por isso, vou tentar explicar um pouco como funciona a divisão do país para entender melhor sua configuração.

Bem, quem vem para trabalhar numa empresa na Costa Rica que é o nosso caso, precisa morar no Valle Central que comporta a Gran Area Metropolitana (GAM) e possui as seguintes províncias: San José, Heredia, Cartago e Alajuela. Nessa região há muitas empresas multinacionais que em sua maioria, estão sediadas em Zonas Francas.

Na Costa Rica, há sete Províncias Nacionais que seriam o equivalente a Estados para nós brasileiros.

As demais províncias são:

Guanacaste (norte lado do Oceano Pacífico)
Puntarenas (sudoeste lado do Oceano Pacífico)
Limón (leste lado Mar do Caribe)

Esse mapa ajuda a entender:

map

Então, quando se mora no Valle Central, estamos numa região de depressão tectônica. Há que se entender porque temos muitas montanhas, vulcões e possibilidades de terremotos por aqui. De acordo com os costarriquenhos, há cerca de 100 terremotos por ano, mas muitos deles são fracos, que nem chega a se notar. Já estamos quase completando 2 meses na Costa Rica, e tivemos amigos que já sentiram e nós não sentimos nada ainda.

Muito interessante são os restaurantes que tem vista para o Valle Central, é realmente muito linda a paisagem. Vejam a foto que tiramos na noite do Reveillon em um restaurante na Província de San José, no cantón de Escazú.

IMG_7532
Restaurante Valle Azul – Cantón de Escazú

Realmente íncrivel e inesquecível olhar para qualquer lado e se deparar com o horizonte lindo de montanhas, vejam um pouco disso nas fotos que tirei em alguns dias:

Captura de Tela 2016-02-08 às 14.41.53
Vista das montanhas em Heredia Centro
IMG_7991
Cantón de Barva, Heredia
20151221113718 (1)
Vista das montanhas em San José Centro

Os cantones são como se fossem as nossas cidades dentro dos Estados. Importante dizer que cada Província tem em seu cantón principal (capital do Estado) o mesmo nome da Província, então, a província de Heredia tem o cantón de Heredia. Na realidade, aqui, eles chamam de Heredia Central o canton mais importante. Assim como San José Centro que é o cantón principal da Província de San José e a Província também é capital do país.

Nós estamos morando na Província de Heredia, cantón de Heredia que é o central. Além dos cantones, há também os distritos que são dentro dos cantones e em proporção menor.

No domingo, dia 7 de fevereiro de 2016, foi realizada as eleições para os cantones. Ou seja, as eleições municipais. Para vocês terem ideia do tamanho do país, há 81 cantones na Costa Rica inteira. Ah, o voto não é obrigatório e os eleitos ficam 4 anos, e não é mais permitido reeleição consecutiva.

No início é um pouco díficil entender isso já que as cidades são perto umas das outras. Para nós, os cantones (cidades) são mais como bairros. Por exemplo, estamos morando em Heredia, pego um ônibus e em 20 minutos (sem trânsito) estou em San José no cantón de Escazú. Posso afirmar que para um brasileiro, acostumado a levar horas pra chegar em outro Estado é bem tranquilo de circular por dentro do país.

Bem, espero ter dado uma ideia inicial sobre como funciona a divisão de Províncias e cantones.

Agradeço tua visita!

Bruna.

2 comentários Adicione o seu

  1. Cesare disse:

    Mas então, se cada cantón tem um “prefeito” e tem tanto cantón assim pra tão pouco espaço, e ainda tem as heredias e etc, em um país tão pequeno se a política for que nem no Brasil, a máquina pública deve ser bem inchada! Estou correto?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim Cesare! Está super correto! Nessas eleições municipais foram eleitos prefeito, 2 vice prefeitos, e mais dois cargos que não entendi muito bem a função, mas parece ser algo como conselheiro. Porque além dos Cantones, há também os Distritos (que são menores) – aí foram eleitos os conselheiros dos distritos também. Como disse, mesmo sendo cantones (cidades) é como se fossem bairros. é bastante cargo pra uma área tão pequena! Super agradeço o comentário! Aos poucos terei mais informações. 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s