Impressões/informações iniciais

Mesmo que tenhamos chegado na CR a noite, conseguimos ver do avião as suas lindas montanhas, ou seja, vimos pontos negros no horizonte, e há vários deles. Para quem não sabe, a Costa Rica tem sua capital na cidade de San José que fica no Valle Central. Nós estamos morando no Valle Central que compreende a gran area metropolitana do país.

Para um boa brasileira urbana que sou, tenho achado a área metropolitana bem com cara de interior. As ruas mesmo sendo avenidas são estreitas, em sua maioria sendo uma faixa que vai e outra faixa que vem. Há muitas rodovias que são as rutas que fazem a organização do Valle Central e levam as pessoas as diferentes províncias e cidades. Isso faz com que mesmo percorrendo uma distância curta (para um brasileiro, mas longe para um costarriquenho) tenhamos que pegar uma dessas rutas.

Isso é um ponto a ser destacado, os costarriquenhos acham as coisas longes parece, mas pra nós que estamos acostumado a levar uns 40 minutos para se deslocar dentro da mesma cidade, trocar de cidade em 20 minutos (o que acontece aqui) é super tranquilo!

O bairro que ficamos no apartotel era bem bom, ficava na cidade de Escazú, que é conhecida por ser um lugar onde moram muitos estrangeiros. E também por ser um lugar de pessoas ricas. E acredito ser verdade. Nos primeiros dias, até porque estávamos no apartotel, ficava com a impressão de não conhecer os costarriquenhos, de só estar conhecendo estrangeiros.

A cidade é limpa, tem bastante ônibus por todos os lugares e bastante carros também. Em Escazú sempre tinha congestionamento. Aliás, uma das características do Valle Central são os congestionamentos. Começa ali pelas 4pm e vai até umas 7pm, 8pm. Na hora do congestionamento, aí sim, demora uns 40 minutos de viagem. Por exemplo, para ir para San José estando na nossa atual cidade, Heredia.

Então, optamos em morar mais próximo da empresa e também próximo de centros comerciais e supermercados para facilitar nossos percursos. Isso ajuda bastante quando ainda não se conhece bem o lugar.

Por enquanto, estamos sem planejar comprar um carro, por isso estamos nos adaptando as linhas de ônibus. Isso é uma coisa interessante, aqui não tem cobrador, entra pela porta da frente, paga pro motorista, não tem roleta também e só trabalham com dinheiro, não existe um cartão para passagens de ônibus. Outra coisa que dificulta é que cada linha tem um preço, então eu sempre quando vou andar de ônibus eu levo um tanto mas nunca sei exatamente quanto será a passagem.

Outro ponto é que o que mais se vê aqui são Open Malls, prédios cheios de lojinhas e serviços úteis num shopping aberto. Aqui eles chamam de Plaza alguma coisa, hehehe. Como nessa foto abaixo. Isso é bom, porque todo lugar perto tem centros comerciais com pelo menos farmácia e um restaurantezinho quebra galho.

plaza_iskatzu

Acho que tem bastante informação!

Preciso organizar melhor todas as informações e passar para vocês de maneira mais organizada. Seria bom ter perguntas sobre o que querem saber, aí fica mais fácil lembrar.

Agradeço tua visita por aqui.

Bruna.

10 comentários Adicione o seu

  1. Cesare disse:

    Pergunta! Custo de vida? O que se gastaria para um casal que está querendo visitar uns amigos aventureiros com muita saudade no peito? 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Só comprar a passagem que o resto é por nossa conta 😀 Venham sem medo!
      Mas custo de vida vai ser um post a parte, porque é bastante diferente do Brasil e em relação ao Real, fica bem caro quase tudo. Já paramos de fazer a conversão. Senão pira! Beijos a vocês queridos!

      Curtir

  2. Joyce disse:

    Adorei a forma como tu escreveu. Estou com saudades e louca para ver tudo de perto! Beijo grande

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também tenho muitas saudades amiga, estamos esperando vcs! Beijo grande!

      Curtir

  3. Diego Fernandez disse:

    Olá Bruna, gostei muito do blog e espero ler mais sobre a experiencia de vcs nas terras ticas :).

    Uma dúvida, pelo que você já pode conhecer do país, como estão as oportunidades de trabalho por ai ?

    Estou pensando em mudar para CR no próximo semestre. Sou metade tico também e tenho a cidadania costa-riquenha, porém não conheço muito sobre esse aspecto do país.

    Pura vida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Diego!
      Que bom que você gostou do blog, seja sempre bem-vindo por aqui.
      Sobre tua pergunta eu te digo que sim, tem bastante oportunidades de emprego. E tem uma demanda grande de empregos para pessoas que falam Português e que pagam bem. Aqui tem muitas empresas multinacionais que prestam serviços ao Brasil, então precisam de pessoas falando português. Se tu tiver inglês fluente é ainda melhor!
      Eu estou fazendo a validação de meu diploma de Psicóloga e também estou dando aulas de português, porque já que tem muita demanda de emprego, as pessoas tem procurado aprender o idioma.
      Acredito que tu tendo a cidadania costarriquenha fique ainda mais fácil de conseguir um emprego.
      Qualquer outra ajuda que possa te auxiliar se tu vier morar aqui, estou a disposição.
      Pura Vida!

      Curtir

      1. Diego Fernandez disse:

        Olá Bruna,

        Muito obrigado pela informação.

        Como é feito esse processo de validação do diploma ? Quanto tempo leva ? Eu poderia adiantar esse processo no Brasil ?

        Poderia me passar seu facebook para podermos conversar por lá ?

        Muchas gracias =)

        Curtir

      2. Oi Diego, sim, pode adiantar o processo no Brasil. O site do órgão é:
        https://www.conare.ac.cr
        Meu Facebook eu acredito que tu já me adicionou hoje. Abraço

        Curtir

  4. Melina Gomes disse:

    Olá querida. Mandei um email p ti pois estou querendo me mudar c a família p costa rica. Nao achei vc no face 😦 o meu é Melina Gomes. Preciso e muito de informações sobre os tramites de mudança. aguardo seu retorno

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s